As dicas que daremos hoje são simples mas muito importantes para garantir o bem-estar e uma rotina mais segura para o(a) cadeirante e para quem o(a) oferecer apoio (seja cuidador(a), familiar, etc.).

Acompanhe as dicas e novidades nas redes sociais

1 – Descer e subir degraus e rampas – Ao descer um degrau, puxe a cadeira para trás, como se ela estivesse dando ré. E ao subir, pise na parte inferior para empiná-la e vá de frente. Subir degraus de ré pode ser muito desconfortável para o(a) cadeirante, já que a tendência é que o pescoço sofra arrancos. Conte sempre com a ajuda de mais uma pessoa, não faça sozinho(a). Verifique se seus sapatos são antiderrapantes antes de começar a descer uma rampa, para garantir que você não vai deslizar, o que colocaria a sua integridade física e a do(a) cadeirante em risco. Preste também atenção ao piso. Se for muito liso ou escorregadio, solicite sempre o apoio de mais uma pessoa. É sempre recomendável posicionar a cadeira de rodas de ré para descer uma rampa, e de frente para subir. Vá sempre devagar.

2 – Prestar atenção ao caminho a ser percorrido – Infelizente a maioria das cidades não estão preparadas para atender às necessidades de cadeirantes e/ou portadores de outros tipos de atenção. Por isso é muito importante estar atento(a) por todo o caminho. Identifique com antecedência se há desníveis, degraus, rampas ou buracos. Com isso você tem a chance de parar de forma suave e avaliar a melhor forma de passar pelo obstáculo. Vá sempre devagar e evite trancos.

3 – Manutenção preventiva da cadeira – Os cuidados e a limpeza correta das cadeiras são muito importantes para garantir a qualidade e o bom estado do produto, além de preservar a saúde do(a) usuário(a). Aqui seguem algumas dicas de manutenção preventiva: a) guarde a cadeira em locais adequados – evite deixar a cadeira exposta a umidade ou à incidência excessiva do sol, opte por locais ventilados e se atente à temperatura ambiente pois, as cadeiras motorizadas, por exemplo, são suscetíveis as mudanças de temperatura, e podem causar problemas a seus componentes; b) evite exposição à chuva – além de causas desconforo ao(a) usuário(a), a exposição excessiva à chuva pode causar problemas no funcionamento das cadeiras com rodas motorizadas, pois os motores são peças sensíveis; c) limpeza correta – Manter a cadeira limpa é fundamental para um melhor funcionamento, deixando-a livre de poeiras e de acúmulo de substâncias que dificultam seu manuseio. A cadeira pode ser limpa com pano úmido e álcool, sempre se atentando para não deixá-la molhada e não causar dandos ao equipamento; d) revestimento de assento e encosto – para garantir o conforto e um bom posicionamento do(a) usuário(a), mantenha sempre o revestimento do assento e do encosto higienizados e sempre troque quando estiver apresentando desgastes e/ou rasgos; e) mais dicas rápidas (mas muito importantes) – lubrifique os materiais com frequência e utilizando os produtos corretos; limpe corretamente os eixos das rodas; faça a calibragem dis pneus uma vez por semana ou a cada 15 dias; regule e verifique os freios sempre que possível; fique atento(a) a barulhos estranhos; se atente ao estado de conservação da coifa e do teclado do joystick.

Além dessas dicas, a mais importante é sempre agir de forma respeitosa e com cidadania em relação ao(a) cadeirante. Sempre informe antecipadamente de qualquer ação, não o(a) exclua de nenhuma atividade (conversas, compras, etc.) sempre atento(a) às limitações do(a) paciente, etc. Todas essas ações são gestos de amor e solidariedade.

> Se você procura comodidade para receber o material hospitalar entre em contato conosco!
Entregamos na sua residência! Confira a disponibilidade para seu local:
Expressa Hospitalar
VILA VALQUEIRE – Praça Saiqui, 42, Loja D | (21) 2453-3001 e 2453-4555
REALENGO – Est. General Canrobert Pereira da Costa, 92 | (21) 3598-4009 e 3598-5004

Curta também no Instagram: instagram.com/expressahospitalar

#expressahospitalar #dicas #cadeirasderodas #bemestar #cuidados